Portas não travadas
O tipo de acidente de maior ocorrência com passageiro de elevador é a queda do usuário no poço devido a ausência da cabina do elevador ao se abrir a porta do andar para acessa-lo. Por distração ou, mesmo por ilusão de ótica, as pessoas não percebem a ausência da cabina.
Este tipo de acidente ocorre primordialmente com portas de abertura manual, destravadas por pessoas não habilitadas, e dificilmente ocorrem com portas automáticas.
Resgate inadequado de passageiros
O segundo tipo de acidente com maior ocorrência também é a queda no poço, porém devido a resgate incorreto de passageiro preso em virtude de falta de energia elétrica ou defeito.
Ao tentar resgatar o passageiro com a cabina desnivelada para cima, o passageiro acaba caindo ao passar pela abertura deixada abaixo da soleira da cabina. As crianças e os idosos são as vítimas mais freqüentes, seguidas de adolescentes e senhoras.
Uso Inadequado – Brincadeira de criança
Uma outra variante que também tem ocorrido é devido a brincadeiras de crianças dentro do elevador, tais como: pular; balançar ou mesmo forçar a abertura das portas da cabina enquanto o elevador está em movimento. Isto provoca a parada da cabina desnivelada, a tentativa de sair da cabina pulando, ou por quaisquer outras maneiras equivocadas, ocasiona o acidente.